Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre DIET & LIGHT, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Jornal Hoje testa a quantidade de açúcar e gordura ingeridas por dia

O corretor de imóveis Ronaldo Adriano dos Santos aceitou o desafio. Ele filmou, durante um mês, algumas refeições que faz diariamente.




O Jornal Hoje fez o teste da quantidade de açúcar, sal e gordura que uma pessoa ingere por dia. O corretor de imóveis Ronaldo Adriano dos Santos filmou algumas refeições e o resultado é impressionante.

O corretor de imóveis Ronaldo Adriano dos Santos, de 30 anos, consome por mês cinco quilos de açúcar, dois litros de gordura e um quilo de sal. A quantidade de sal e gordura é o dobro que uma pessoa saudável deve ingerir. De açúcar, são três vezes mais.

Os erros na alimentação começam pela manhã. À pedido do Jornal Hoje, Ronaldo filmou algumas refeições.

“Eu como três pães d’água, requeijão e doce de leite. Gosto também de queijo, presunto e patêzinho de vez em quando. Tomo um copo de achocolatado. Esse é o meu café da manhã. E iogurte integral pra aguentar até a hora do almoço, que é quando eu como de verdade”, conta Adriano dos Santos.

Ao meio-dia, acompanhamos o almoço do corretor de imóveis. “Quero um bifinho bem passadinho”, pede Ronaldo Adriano dos Santos.

No prato não tem nada de salada e não tem verde. “Eu detesto”, revela o corretor de imóveis.

São 725 gramas de comida devorados em sete minutos. “De sobremesa, vai um creme com uva e pudim de chocolate”, diz Ronaldo Adriano dos Santos.

E a comilança continua. “Às quatro da tarde, dei um pulo na panificadora para comprar croissant. No meu carro, sempre ficam algumas evidências das minhas fugidas dos horários de refeição”, revela Ronaldo Adriano dos Santos.

“Ele está consumindo, em média, acima de oito mil calorias por dia. A alimentação dele é só durante todo o dia gordura, muito açúcar. Ele toma muito refrigerante e ingere muito cafezinho com açúcar e muito adoçado”, diz a nutricionista Ana Cristina Ribeiro.

Ele ainda sofre de hipertensão e deveria comer pouco sal. “O recomendado é que você consuma diariamente não mais do que seis gramas para pessoa que não tenha hipertensão. O Ronaldo está consumindo uma média 13 gramas de sal por dia. Ele precisa consumir frutas, hortaliças e beber mais água. Deveria beber, pelo menos, oito copos. São dois litros, pelo menos, de água por dia”, recomenda a nutricionista.

“Tem que mudar um pouquinho, até mesmo pela minha saúde e pelo meu bem estar, seria uma opção”, reconhece Ronaldo Adriano dos Santos.

Fonte: Jornal Hoje - 29/03/2011
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/jornal-hoje-testa-quantidade-de-acucar-e-gordura-ingeridas-por-dia.html

2 comentários:

Lidiane Santos Menezes Souza disse...

Alguns estudos do IBGE provam que os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos industrializados nas áreas urbanas como consequência da vida moderna agitada. O consumo de arroz e feijão diminuiu muito enquanto o consumo de cerveja e refrigerantes se elevaram demais. Acompanhando tudo isto temos o aumento das ocorrência das doenças metabólicas como diabetes e aumento da pressão arterial.Quanto maior o rendimento das famílias, maior o consumo de gorduras e menor o de carboidratos. A contribuição mínima de 55% de carboidratos para as calorias totais não se cumpre para a classe de renda mensal superior a 15 salários mínimos, com o agravante de que cerca de 30% dos carboidratos da dieta nesta classe de renda (16,5% em 54,6%) correspondem a açúcares livres (açúcar de mesa, rapadura, mel e açúcares adicionados a alimentos processados).
No caso das gorduras, o limite máximo de 30% das calorias totais é ultrapassado a partir da classe de renda mensal de mais de seis salários mínimos. Gorduras saturadas tendem a aumentar com a renda, sendo que o limite para este nutriente (10% das calorias totais) é alcançado na classe de renda mensal entre dez a 15 salários mínimos (9,5%) e ultrapassado na classe de mais de 15 salários mínimos (10,6% das calorias totais).

Luana Nunes de Jesus disse...

O sódio em excesso pode trazer complicações no controle da pressão logo na infância. Ele também pode causar sobrecarga nos rins, já que é lá que o nutriente é filtrado.O açúcar encontrado nos doces, sorvetes, chocolates e bolos, entre outros, além do próprio açúcar refinado, é o chamado “carboidrato simples”. Isso significa que, após ser ingerido, ele é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, podendo elevar o nível de glicose no sangue. Portanto, um dos principais riscos do consumo excessivo deste alimento é a diabetes. Se houver, ainda, o aspecto genético na família, a situação fica bem mais complicada. Outras consequências do consumo em grande quantidade incluem obesidade, colesterol alto e o aumento do nível da triglicérides, além de cáries. No caso das gorduras, são consideradas ruins as de origem animal, que são formadas basicamente por gorduras saturada e trans e colesterol. Elas podem ser encontradas em carnes e laticínios gordos, bem como em grande parte dos produtos industrializados.Se consumidas em excesso, as gorduras podem causar complicações para as veias e artérias , que podem passar a apresentar níveis elevados de colesterol e triglicérides e, consequentemente, aumento da pressão arterial. O fígado, órgão onde são metabolizadas, pode ficar “gorduroso” devido à sobrecarga, ou seja, passa a ter dificuldade para metabolizar os outros nutrientes. A longo prazo, as consequências são muito piores e podem até levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação para o consumo diário de sódio é de, no máximo, dois gramas por pessoa, o que equivale a uma colher de chá (5g) de sal de mesa. No entanto, o órgão informa que o consumo dos brasileiros atualmente é mais que o dobro desta quantidade: 12 gramas de sal de mesa por dia.