Um deles acaba de ser proibido na Europa - mas continua sendo vendido no Brasil com retenção da receita.
Um estudo das Nações Unidas aponta que o Brasil está entre os maiores consumidores do mundo de remédios para emagrecer.Um deles acaba de ser proibido na Europa - mas continua sendo vendido no Brasil com retenção da receita.A sibutramina age no cérebro ajudando a aumentar os níveis de serotonina e noradrenalina - neurotransmissores que regulam as emoções. Mas ao impedir que esses neurotransmissores sejam recaptados, cria um efeito colateral poderoso: reduz o apetite. Um estudo mostrou que a substância aumenta o risco de doenças cardiovasculares graves, como derrame e ataque cardíaco em paciente obesos que já têm história de doenças cardiovasculares.A Anvisa recomenda os pacientes que já estão tomando sibutramina que conversem com seus médicos para saber se continuam ou não o tratamento. A Agência ainda vai decidir se vai tornar mais difícil a compra ou retirar do mercado um dos medicamentos mais vendidos do país. Foram quase duas toneladas em 2009.
Fonte:FANTÁSTICO. Edição dia 31/01/2010.
Disponível em:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1470990-15605,00.html
Um comentário:
DRE: 110083580
Em um mundo onde cada vez mais se busca o corpo e aparência perfeita a qualquer custo, entra em cena a famosa sibutramina como facilitador dessa busca desenfreada.
A sibutramina é contra indicada para pacientes com risco cardíaco elevado, possui diversos efeitos colaterais e foi proibida em muitos países. A falta de cuidado na hora de prescrever por parte dos médicos e muitas vezes a falta de informação e atenção dos pacientes, eleva os riscos de eventos adversos que podem ser causados pelo medicamento.
Porém o problema não é apenas o descuido com relação ao uso e prescrição. Muitas as vezes as pessoas só querem um caminho que se parece mais fácil e rápido de atingir o objetivo final: emagrecer. E assim, não mudam seus hábitos alimentares e sedentários. Mudanças que levam ao emagrecimento, vida saudável e bem estar sem nenhum risco, mas apenas benefícios.
Postar um comentário