Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre DIET & LIGHT, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chia e óleo de coco para emagrecer



Curiosidades sobre a chia

A produção do programa percorreu as ruas e observou que a população não faz ideia do que se trata a chia. Em reportagem, o Mais Você mostrou que a sementinha é poderosa, ajudando a combater o colesterol, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes.

Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que o grão tem de desintoxicar o organismo.

“A chia é a semente da sálvia, então toda semente é muito concentrada em nutrientes, como tem uma boa quantidade de óleo, o bom é que você consuma a semente”, orientou a nutricionista Mônica Dalmácio. “A chia, como a linhaça, por ser uma boa fonte de ômega 3. O ideal é que você coloque as sementes no vidro hermético, bem fechado, com pouco ar e coloque na geladeira ou, pelo menos, um lugar fresco longe da luz solar”, indicou ela.

Ana experimenta óleo de coco

Outra novidade para quem deseja perder os quilinhos indesejados é o óleo de coco. “Virou febre nos Estados Unidos por causa do seu efeito na queima de gorduras. Em um estudo realizado por lá, ficou constatado que o óleo que é extraído do coco pode dobrar o número de quilos perdidos durante uma dieta”, ressaltou Ana Maria Braga.

“Eles adicionaram óleo de coco à massa do muffin (que é um bolinho) e sobre os pratos de comida das principais refeições dos participantes, que acabaram emagrecendo bem mais do que o esperado pelos próprios pesquisadores. Na barriga, então, o resultado foi incrível:
Sete vezes mais perda de medidas do que em uma dieta comum”, destacou a apresentadora.

Na casa, a apresentadora experimentou o óleo de coco e contou como é o sabor. “Ele não é doce, não é salgado, mas tem o gostinho do coco”, disse ela. Ana ainda informou que o preço destes produtos ainda é bastante alto no Brasil




Fonte: Mais Você.
Disponível em:http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1677224-10345,00-CHIA+E+OLEO+DE+COCO+CONHECA+OS+ALIADOS+NA+GUERRA+CONTRA+A+BALANCA.html

5 comentários:

Renata Leomil disse...

Com relação ao óleo de coco para emagrecer, ainda há controversias... como pode ser visto em http://www.abeso.org.br/pdf/revista56/oleo_coco.pdf - "oleo de coco: milagre para emagrecer ou mais um modismo", esta mais para um modismo. Os estudos ainda são escassos e controversos, tanto para o perfil lipídico quanto para o emagrecimento. Além disso, o que mutias pessoas não levam em conta é que a gordura do oleo de coco, mesmo tendo uma melhor composição do que outras fontes de gordura saturada, é ainda uma gordura e que deve ser consumida com restrição.Ainda fala, neste link, que o que é valido ainda é a velha dieta de alta qualidade para a saude (a qual deve limitar a ingestão de gordura saturada).

Sara disse...

Essas opções são válidas desde que comer uma saudável pouco, mas a verdade é que às vezes é bem difícil de encontrar ou simplesmente não gostam de você, então você perguntar para um delivery higienopolis

Thainá Fraga disse...

A cada dia que passa a incidência de pessoas que estão preocupadas com a aparência aumenta, isso pode ser devido a uma imagem que a mídia transmite, ou seja, mulheres lindas e magras estão sempre estampadas em capas de revistas, comerciais de televisão,novelas, etc. Com isso e com a ingenuidade da população, muitas pessoas foram aderindo a modismos em relação a tudo que se referia a busca do corpo perfeito, e sem ao menos estudar sobre, iniciavam um novo plano alimentar ou até menos apenas adicionavam certos alimentos nos seus cardápios diários, de modo que nenhumas alteração/substituição fosse feita. E isso é o que está acontecendo com os alimentos como chia, óleo de coco, linhaça, entre outros. Estes que realmente trazem benefícios a saúde, mas se forem ingeridos de forma correta.
Então a população deve procurar buscar orientação profissional de nutricionistas por exemplo, antes de adicionar em sua dieta alimentos que eles nem ao menos conhecem ao certo. E é por isso que o blog é tão esclarecedor, deixa as coisas de forma que qualquer pessoa seja capaz de entender e sanar as duvidas.

Thais Menezes dos Santos - DRE 111220826 disse...

As sementes de chia podem ser uma ótima ferramenta na dieta de pessoas acima do peso, já que por formar o gel, provoca saciedade. Porém, antes de consumi-la, deveria pesquisar se o paciente possui déficit em algum nutriente: a ingestão do mesmo pode vir a ser diminuída, já que o paciente se sente satisfeito (exemplo: pessoa que está com baixa concentração no ferro no sangue se sente saciada com chia e não come carne, folhas escuras, etc). A beleza não deve estar acima do cuidados e atenção com a saúde.

LEIDIANE ARAUJO DRE111474360 disse...

Como todo alimento que é vendido como diet/light/emagrecedor, o oléo de coco pode ser indicado para uma dieta ou como substituinte de azeite e Oleo de cozinho se usado juntamente com uma alimentação saudável e/ou de maneira adequada, levando em consideração que as experimentações clínicas sobre esse efeito são poucas e que estamos supondo que seja mais saudável por ser proveniente do coco fresco ou coco seco.
O Oleo de coco é fonte de gordura saturada, porém não tem efeitos adversos sobre problemas cardiovasculares, além disso, contribui para absorção de vitaminas lipossolúveis, controle os níveis de glicose e insulina, melhora a circulação sanguínea e inibe o surgimento de tumores. Porém, todo esse discurso do marketing é baseado em estudos teóricos e poucas comprovações clínicas carecendo assim de quantidades suficientes para comprovar esse eficiência do Oleo de coco, até porquê para o mesmo ter um eficiência, o usuário deve manter uma alimentação balanceada e adequada à dieta, hábitos saudáveis, e não exagerar no uso do oleo de coco, pois de nada adianta usar Oleo de coco na alimentação para emagrecer se há a ingestão de hambúrgueres sem limite.
O oleo de coco pode ser uma adicional numa dada dieta e/ou na substituição de outras gorduras/oleos/azeites, mas para isso ser verdadeiramente comprovado, deve-se realizar mais estudos clínicos com o uso de oleo de coco. Portanto, antes de ingerir ou adicionar algo a sua dieta ou alimentação, vá a um profissional da área e obtenha as informações necessárias, pois nem sempre o que a propaganda vende é a verdade.

Referências:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129618/000974828.pdf?sequence=1

http://www.ices.ufrj.br/images/Dissertao_PRONTA_13_1_14_PB%20Diuli%20Alves.pdf