Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre DIET & LIGHT, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008

Sorvete Zero% de Gordura e Sem Adição de Açúcar




Mas, então...



Basicamente, o sorvete é preparado a partir da mistura específica de água, gordura, açúcar, proteínas, estabilizantes e emulsificantes. Se neste produto há zero% de gordura e não possui adição de açúcar, do que ele é feito então? De água e proteína?
A gordura confere ao sorvete atributos como: consistência cremosa, textura macia e também influência no sabor. Então, basicamente, sem gordura não dá para fazer o que denominamos sorvete. Mas, a gordura possui um teor calórico muito grande e com o aumento do interesse populacional em produtos com menos calorias, as indústrias passaram a buscar soluções para substituir este componente, sem perda das propriedades que ele confere, e com um decréscimo das calorias, são os chamados substitutivos de gordura, como o soro do leite, entre outros. No caso do açúcar, que também possui uma quantidade de calorias considerada grande, acontece a mesma coisa, sendo substituído por edulcorantes sorbitol, ciclamato de cálcio e sucralose.
Os substituintes utilizados em produtos diet, light e outros, também são responsáveis pelo alto valor desse tipo de produto no mercado, devido, principalmente ao desenvolvimento tecnológico que eles trazem em si e em sua fabricação.


Saiba Mais Clicando Aqui



Postado por Maria Carolina Guimarães e Samantha S. Moreira


11 comentários:

Emiliane disse...

Utilizar propagandas de ZERO % têm sido muito utilizadas pelas empresas de alimento, com o objetivo de conferir uma imagem de beleza e saúde a seus produtos, mascarando as vezes os danos dos substituintes de gordura e do açúcar. No caso do ZERO de gordura trans esse valor é escondido em porções muito pequenas

Unknown disse...

Esse é mais um exemplo de como é possível se utilizar de "eufemismos" para que se possa passar uma idéia ao consumidor, que não necessariamente corresponde à realidade... Nesse produto em questão, têm-se também a presença de aditivos alimentares substituintes da gordura (como o soro de leite) e do açúcar(através do uso de edulcorantes!- assim como em diversos outros produtos, onde o públido alvo são pessoas que visam redução de peso, ou diabéticos-que devem ter mais cuidado ainda no consumo destes, já que estão sempre sujeitos a essas substâncias)que devem ter seu uso racionalisado, visando sempre a relação custo-benefício pela saúde do consumidor.

Karla.

dudu disse...

Muito interessante o trabalho, sempre lemos '0%' mas ficamos tentando entender como é possivel existir isso, mas na verdade é mais propaganda.

camila disse...

Realmente é um absurdo esses tipos de propaganda enganosa. Cabe a sociedade tomar uma atitude contra isso. Achei esse projeto de blog de estudantes de farmacia bem interessante, pois sou estudante de ensino médio e essas informações são muito necessárias para o conhecimento dos consumidores, igual a mim. Achei muito maneiro!!

leonardo disse...

Além de um desrespeito enorme essa propaganda enganosa é uma ameaça a saúde de pessoas que acreditam estar consumindo um produto isento de uma determinada substância.Estes produtos,substituem um elemento natural que é importante em uma determinada quantidade,passando a idéia de que estão fazendo um beneficio quando na verdade só querem que as pessoas consumam mais(no caso do sorvete 0%gordura por exemplo).A gordura se torna um vilão em excesso.Seria mais sábio se as pessoas conseguissem controlar a quantidade do que consomem sem precisar pagar um preço maior por produtos que não fazem justiça a propaganda.

Claudia Baptista disse...

Parabéns pelo post, está muito bem dividido nas perguntas principais dos consumidores de produtos sem gordura e/ou açúcar, um público que cresce diariamente e, cada vez mais, é foco da indústria de alimentos, já que esse público dispõem da verba necessária pra pagar mais, levando menos.

Interessante nisso tudo é a forma como somos enganados, como os produtos nos fazem consumir mais, fazendo com que a indústria ganhe duas vezes. Cobrando mais de nós e fazendo com quê aumentemos nosso consumo, post de grande importância, parabéns.

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se esse sorvete diet da kibon, "carte dor" é feito com gordura animal hidrogenada?
Eu gostaria de saber... se é 0 de gordura nao deve ter gordura animal né. Eu olhei os ingredientes e tem "gelatina" que é feita de gordura animal então sei lá...

Anônimo disse...

Existe a gordura VEGETAL hidrogenada, conhecida como gordura trans. Gordura ANIMAL é diferente de gordura VEGETAL.
Quando se refere a zero % de gordura trans, existe sim um mínimo dessa gordura, entretanto está dentro do limite máximo permitido pela legislação brasileira, que de fato é uma quantidade muito pequena.
GELATINA é constituída de colágeno, o qual é uma proteína e não gordura. Ela tem papel de emulsificar o produto (dar liga).

ganhar seguidores disse...

excelente post amei !

Sorvete do Futuro disse...

gordura zero não existe, pois se tivermos leite no sorvete já teremos um mínimo de gordura animal, mas podemos reduzir as calorias utilizando emulsificantes a base de frutas que reduzem as calorias do sorvete a 1/3 um desses produtos e o Frutani e só ver as receitas em site de mesmo nome espero ter ajudado

Anônimo disse...

Tenho hepatite b qual seria mais indicado para mim? ??