Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre DIET & LIGHT, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Todo edulcorante faz mal à saúde?

Primeiro vamos definir o que são edulcorantes. De acordo com a ANVISA, edulcorantes são substâncias, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos.

Vamos, então, imaginar a seguinte situação: Um diabético, ou uma pessoa fazendo dieta, decide comprar um suco de maracujá light. Ela se depara com três marcas diferentes no mercado. Qual escolher? Existe algum tipo de edulcorante cujo consumo seja mais seguro que outro?

As três marcas são:


Rótulo do Produto - Ingredientes: Água, polpa de maracujá (50%), acidulante INS 330, antioxidante INS 300 (Vitamina C), conservantes: INS 211 e INS 223, edulcorantes: INS 952 (30mg/100mL), INS 951 (7mg/100mL), INS 954 (3mg/100mL), INS 950 (4mg/100mL), estabilizante INS 466, corante natural INS 160 aii e aromatizante aroma natural de maracujá. Contém Fenilalanina. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do produto.





Rótulo do Produto – Ingredientes: Água, suco e polpa de maracujá (mínimo de 12%), acidulante: ácido cítrico, edulcorantes artificiais: aspartame (20mg/100mL), acesulfame de potássio (13mg/100mL), antioxidante: vitamina C e aroma natural de maracujá. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do Produto.




Rótulo do Produto – Ingredientes: Água potável, suco de maracujá, aromatizante idêntico ao natural de maracujá, estabilizante: goma guar e citrato de sódio, edulcorantes: sucralose (16mg/100mL) e acesulfame de potássio (5,5mg/100mL), corante idêntico ao natural de beta caroteno, acidulante: ácido cítrico. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do Produto.





Olhando para o rótulo, mais precisamente para os edulcorantes presentes, não é possível saber se os mesmos fazem mal ou se estão na quantidade adequada.
Entretanto, se for feita uma comparação com a RDC nº 3, de 02 de Janeiro de 2001, chega-se a conclusão que todos os sucos estão dentro do limite máximo de edulcorantes (Ver tabela 1 e tabela 2).


Relacionando o rótulo com os valores de IDA (Índice Diário Aceitável) estabelecidos no JECFA, (Ver tabela 3) e supondo que o indivíduo em questão pese 70 kg e ingira 2 copos de suco (200mL cada) por dia, observa-se que a porcentagem da quantidade máxima permitida de ciclamato no suco Jandaia é elevada, o que poderia ser um risco para o consumidor. (Ver tabela 4, tabela 5 e tabela 6).


Fazendo um estudo em cima da estabilidade de acordo com a temperatura de cada edulcorante, observa-se que o aspartame e o acesulfame poderiam ser agentes de risco, uma vez que o primeiro é sensível ao calor, podendo haver perda de sua doçura, e o segundo sofre degradação quando submetido a temperaturas superiores a 225ºC ou quando armazenado por um período prolongado a 40ºC.


Além disso, o aspartame é perigoso para pessoas que tenham uma doença conhecida como fenilcetonúria, já que é metabolizado no trato gastro intestinal a fenilalanina.


A sacarina poderia ser o edulcorante ideal, pois possui alto poder adoçante, é altamente estável, altamente solúvel em água e não possui poder cariogênico (pelo menos não descoberto até agora). Porém, apresenta sabor amargo, o que faz necessário a associação com outros edulcorantes. A associação mais comum é com o ciclamato. Entretanto, essa combinação foi interpretada pelo FDA (Food and Drugs Administration) como indutor de câncer de bexiga em ratos1.


A sucralose é um edulcorante altamente estável em diferentes temperaturas, possui valor calórico nulo, não é metabolizada pelo organismo, não apresenta efeitos cariogênicos (pelo menos não demonstrados até agora) e possui elevado poder adoçante, sendo o que apresenta o sabor mais próximo do açúcar por ser derivado da cana de açúcar.


Na realidade, todos os edulcorantes citados anteriormente têm suas desvantagens, mas nenhuma que seja um risco tão grave que impeça sua utilização nos alimentos. Exceto claro, para o uso de aspartame por fenilcetonúricos, porque é totalmente contra-indicado.


Referências bibliográficas


http://www.anvisa.gov.br/


www.fao.org/ag/agn/jecfa-additives


http://www.diabetes.org.br/


1 Sodium cyclamate and fetal kidney. José Germano Ferraz de ArrudaI; Alex Tadeu MartinsII; Reinaldo AzoubelII





Tabela 1




Voltar ao texto





Tabela 2



Voltar ao texto




Tabela 3



Voltar ao texto




Tabela 4 - Suco Jandaia



Voltar ao texto




Tabela 5 - Suco Del Valle



Voltar ao texto




Tabela 6 - Suco Maguary



Voltar ao texto

Por Karina Massad e Karla Rejane de Alencar

Leia os Comentários Feitos Sobre esse Post no Blog de Aditivos Alimentares clicando aqui

Nenhum comentário: