Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre DIET & LIGHT, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008

Sorvete Zero% de Gordura


A gordura e o açúcar só fornecem propriedade palativas aos alimentos, ou eles desempenham outras funções importantes?
Além de serem fontes de energia para nosso organismo (1 g de gordura fornece 9 mil calorias; 1g de açúcar fornece 4 mil calorias), as gorduras, por exemplo, são fontes de ácidos graxos essenciais (não produzidos por nós), e são responsáveis pelo transporte de várias vitaminas, entre outras funções. Sendo assim, não dá para seguir uma dieta com total restrição de gordura sem comprometimento das funções metabólicas do indivíduo. Além, disso, a ingestão de gorduras fornece sensação de saciedade, então, os produtos substituídos fazem com que os consumidores desse tipo de alimentos não se sintam rapidamente saciados, fazendo com que ingiram uma maior quantidade dos produtos sem gordura, o que pode vir a acarretar, no final, em uma maior ingestão de calorias se comparado ao produto normal.

Saiba Mais Clicando Aqui

Postado por Maria Carolina Guimarães e Samantha S. Moreira

2 comentários:

Amanda Campos disse...

Puxa, realmente! O povo copra produto de caloria zero achando que faz bem pra saude, mas na verdade pode até prejudicar?! Informação é tudo!

Daniele disse...

Muito esclarecedor esse blog, pois o consumidor que procura esses alimentos com a propaganda “Zero% de gordura” não se pergunta o que entrou na formulação para substituir essa gordura que foi retirada.
Esses consumidores que não querem engordar ao invés de ingerirem um sorvete normal, preferem ingerir dois ou três desse “zero% de gordura” e esquecem que apesar de não terem gordura e nem açúcar, os substituintes destes na formulação também tem calorias e que a ingestão em excesso pode engordar. Além do fato de trazer alguns efeito indesejados como diarréia.